
ACADEMIA DE KUNG FU SPORT LUTA


SANDA - Boxe Chinês
- Sanda (Sanshou - Boxe Chinês)
Sanda, que pode ser traduzido literalmente como "luta livre", é uma forma chinesa moderna de combate mão-a-mão, um sistema de auto-defesa.
Os registros históricos sobre formas afins são bem antigos, embora as chamassem por variados nomes.
A "Edição Jia' das Varetas com Inscrições Descobertas em Juyan"
(Juyan Hanjian Jia Pian) menciona "combatendo em shanhou e luta livre".
Estas varetas se datam da dinastia Han (206 AC a 260 AD); aqui se trata de uma das primeiras aparições do termo "sanshou" num registro de importância. Nesta dinastia, as técnicas de luta com e sem quedas eram consideradas modalidades distintas, no entanto era comum um mesmo lutador as dominar simultaneamente. Relatos durantes as dinastias Sui (581 a 618), Tang (618 a 907) e Song (960 a 1297) fornecem evidencias de que ambas as técnicas, com e sem quedas, eram usadas num mesmo torneio.
Pode-se concluir que a forma de combate a mão livre da arte marcial popular chinesa sempre esteve presente e vinha sendo documentada ao longo da história deste país.
A prática contemporânea do Sanshou como esporte de combate teve seu ponto de partida como esporte contemporâneo em 1990, ano em que o comitê organizador dos XI Jogos Asiáticos incluiu o Wushu como esporte oficial de competição. Nesse mesmo ano, se fundou a Federação Internacional de Wushu como organismo oficial encarregado de dirigir o crescimento e a difusão do esporte, determinando as diferentes disciplinas de competição e sua respectiva regulamentação.
O Sanda está crescendo rapidamente em popularidade. Na atualidade, as competições são levadas em mais de 95 países no mundo inteiro.
Informações Importantes:
- Sistema de Graduação do Sanda
- Relação de professores graduados pelo SGSB